Condomínios Verdes

O retorno financeiro e o custo da transformação

Desde a idealização da obra até o momento em que o prédio passa a ser frequentado por moradores ou funcionários, é possível perceber o resultado do planejamento sustentável. “No caso de um prédio comercial, há recursos como a construção de espaços para guardar bicicletas (que contribuem para evitar o uso de carros e disseminação de CO2) e vestiários com chuveiros, assim como áreas verdes em espaços comuns que valorizam a convivência entre os usuários em espaços abertos e arborizados”.

Práticas sustentáveis para prédios existentes ,os edifícios verdes estão alterando de forma fundamental os mercados imobiliários de todo o mundo. As tendências são claras: locatários estão exigindo edificações mais verdes, e os governos estão introduzindo legislação progressivamente mais forte; e a preocupação com a mudança climática está fortalecendo um movimento de investimento responsável que está crescendo a cada dia.

Uma nova definição do que constitui uma imóvel Classe A está surgindo. O edifício verde se tornou o novo padrão de qualidade para novas construções. Mas essas representam somente 2% de todos os edifícios. O maior desafio e oportunidade estão nos imóveis existentes.

Apesar de 10% mais cara que uma construção normal, esses prédios diminuem os custos em até 50% no consumo de água e de 45% do gasto com energia. De acordo com Nelson Kawakami, diretor-executivo da ONG Green Building Council Brasil, em entrevista para a revista PEGN, o retorno do investimento ocorre em até dois anos.

Para que um edifício seja considerado verde e ecologicamente correto, ele deve se adaptar a diversas questões, como o material utilizado na construção, a qualidade do ar, o uso de energia e de água, além da segurança no trabalho e da higiene do ambiente.

Pense em transformar seu condomínio, peça a colaboração de todos os funcionários e moradores e explique através de comunicados todos os passos para se obter

Áreas verdes, hortas, pisos de playground e piscina ecologicamente corretos ,coleta seletiva e separação de materiais.

Já é um bom começo , mãos a obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.